A primeira guitarra “custom shop” da Di Castelli’s
Em 1988, pai e filho formalizam oficialmente a Indústria e Comércio de Instrumentos Musicais Di Castelli´s Ltda. e começaram a apresentar suas criações para os músicos de Curitiba.
A primeira guitarra “custom shop” profissional, a Número 001, foi criada para Luisinho Groff, hoje reconhecido publicitário de Curitiba e grande incentivador do talento de Tom. No final dos anos 80 e início dos 90, Groff era um guitarrista conhecido e apaixonado por Rock e guitarras. Nessa época, encomendou a Tom uma guitarra especial e os dois amigos aproveitaram para trocar idéias para a concepção daquela que seria a primeira guitarra “custom shop” da Di Castelli’s.
O modelo seguia uma nova tendência de guitarras de braço fino para velocidade, cordas de ação baixa para técnicas, acesso até a última casa, 24 trastes. Em resumo: um instrumento totalmente fora do comum e que fugia do padrão conhecido por aqui. Era diferenciada tanto no formato e na composição das peças top de linha quanto na cor, uma extravagante verde-claro e vivo.
O apoio de Luisinho Groff ainda foi além. Como vivia no meio publicitário, ajudou a Di Castelli’s em sua divulgação na imprensa o que permitiu que potenciais clientes conhecessem melhor o trabalho da empresa. É a partir deste momento que a Di Castelli’s começa a receber diversas encomendas para a fabricação de guitarras customizadas diferenciadas não disponíveis no mercado até então.
De 1988 a 1989, pai e filho trabalham juntos na garagem da casa da Família Castelli e no ano de 1990, a Di Castelli’s muda-se para o endereço atual, na Rua Pedro Collere, 220, em Curitiba. A empresa cresceu dentro de um segmento onde a informação era quase inacessível. Não havia cursos, livros, equipamentos e ferramentas que pudessem ampliar os conhecimentos de um Luthier.
Mesmo com todas as limitações, Tom e Hilton não mediram esforços para desenvolver equipamentos, dispositivos, gabaritos e ferramentas especiais, o que já demonstrava o espírito inovador que sempre caracterizou a empresa. Com o tempo, começam a surgir pedidos de clientes que solicitavam modificações em suas guitarras. Tom aperfeiçoa estes serviços, possibilitando que muitos clientes alcancem uma sonoridade ideal.
Pelas mãos de Tom passariam muitas marcas, modelos, inúmeros e complexos problemas, experiência que permitiu um aprendizado sem igual. Um conhecimento essencial que vem sendo repassado para funcionários e clientes.
Copyright 2009 . Di Castelli's . Desenvolvido por Midia Arte